Sábado, 10 de Janeiro de 2026 07:17
75 98251-4963
Geral Chuvas no interior

Mais de 65 mil pessoas são atingidas pelas fortes chuvas no interior

Municípios baianos decretam situação de emergência por conta das fortes chuvas

05/12/2022 09h52
Por: Carlos Valadares Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação/CBMMG
Foto: Divulgação/CBMMG

Quase 50 pessoas estão desabrigadas e 8.803 desalojadas em decorrência da chuva forte que cai em algumas regiões do estado. O número de total de atingidos já chega a 65.521 pessoas. Os números, divulgados na tarde de ontem (4), mostram que 16, dos 51 municípios onde foram registradas as ocorrências, continuam com decreto de Situação de Emergência. Apesar da condição, não há registro de desaparecidos ou de óbitos.

Os municípios de Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa, Vereda, Olindina, Cachoeira, Eunápolis, Cardeal da Silva, Itapé, Ribeira do Pombal e Teodoro Sampaio estão na lista de cidades que já aderiram ao decreto.

Na lista dos municípios afetados estão: Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Eunápolis, Ibicuí, Itabuna, Itambé, Itapé, Nova Viçosa, Olindina, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, Teodoro Sampaio, Vereda, Aiquara, Caravelas, Floresta Azul, Ibotirama, Itamaraju, Marcionílio Souza, Medeiros Neto, Wenceslau Guimarães, Catu, Ibicaraí, Itanhém, Itapicuru, Alcobaça, Aurelino Leal, Belo Campo, Cipó, Dário Meira, Gandú, Guaratinga, Inhambupe, Ipiaú, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Jitaúna, Juazeiro, Maragojipe, Pau Brasil, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Sátiro Dias, Itajuípe, Ilhéus e Teixeira de Freitas.

Na tentativa de amenizar um pouco o sofrimento dos moradores, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) distribuiu 80 cestas básicas e 70 pacotes de água e remédios nos distritos de Japu, Apout, Vilela, Maria Jape, Campinho, Sambaituba e São Bento, pertencentes a zona rural de Ilhéus, no sul baiano.

Em Itajuípe, a situação ficou um pouco mais complicada neste final de semana por conta da chuva. Pessoas ficaram ilhadas em uma fazenda na zona rural do município e precisaram ser resgatadas pelos bombeiros com uma embarcação. O CBMBA ainda permanece monitorando as áreas atingidas pelo alto índice pluviométrico que atinge a Bahia.

Já em Salvador, a chuva deu uma pequena trégua, para os soteropolitanos aproveitarem o Dia de Santa Bárbara. Durante o final de semana a previsão foi de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas. Para hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê muitas nuvens com chuva durante todo o dia, com mínima de 24ºC e máxima de 29ºC. Na terça-feira, a expectativa é praticamente a mesma, com diferença de 1ºC a menos na temperatura máxima.

Até o fechamento desta matéria, o Inmet não informou qual o município baiano com a situação mais crítica nesse momento, nem a previsão geral para o estado nos próximos dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.