Em apenas quatro dias, 1.310 mulheres agendaram exame preventivo, o Papanicolau, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) através da Campanha Março Lilás.
Entre os agendamentos, 1050 agendamentos foram por telefone ( 75 3602-7340) e mais 260 consultas via e-mail marcolilas.cmpc@fhfs.ba.gov.br. Devido a pandemia, a Prefeitura de Feira viabilizou a marcação eletronicamente.
“As pacientes recebem lembretes no e-mail informando das consultas agendas e também sobre a necessidade do envio de RG, Cartão SUS e comprovante de residência”, explica Giberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS).
A campanha segue até o dia 26 com ações de combate e conscientização ao câncer do colo do útero, conhecido também como câncer cervical. “Realizamos triagem inicial e a paciente recebe a resposta imediata com data e horário da realização da consulta”, explica Kênia Lasse, coordenadora do CMPC.
Após os resultados, cada paciente será convocada para mais uma consulta, desta vez com a equipe de Enfermagem. “Para casos positivos e quando apresentar alterações nos exames, todas elas [pacientes] serão encaminhadas ao Ginecologista para tratamento”, pontua Kênia Lasse.
Prova de títulos Prefeitura de Feira convoca candidatos aprovados em concurso para a prova de títulos
Ano quente Mundo registra em 2025 o terceiro ano mais quente da história
Gastos MP-BA cobra transparência de prefeitura sobre gastos do Carnaval 2026
Intoxicação Sesab investiga novo caso de suspeita de intoxicação por metanol no interior da Bahia
Morte de crianças Unicef denuncia morte de mais de 100 crianças em Gaza durante período de trégua
Casos de dengue Queda de 80% nos casos de dengue destaca uso de IA em Feira Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas