Quarta, 14 de Janeiro de 2026 20:01
75 98251-4963
Geral Dia da Mulher

Centro de Referência encoraja mulheres e recupera a autoestima

Quase 3 mil delas são ou já foram acompanhadas pelo CRMQ desde 2010

09/03/2021 07h45
Por: Fonte: PMFS
Centro de Referência encoraja mulheres e recupera a autoestima

Agredida pelo companheiro, ela decide não mais se calar e denuncia a situação. Desamparada pela família e amigos, inicia uma jornada de superação com suporte oferecido pelo Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ). São serviços psicológicos, jurídicos, entre outros, destinados às mulheres que sofreram violência doméstica.

Quase 3 mil delas são ou já foram acompanhadas pelo CRMQ desde 2010 - 36 apenas em fevereiro deste ano. O índice, no entanto, é considerado pequeno em comparação aos casos denunciados, avalia a coordenadora Josailma Ferreira. "Apenas 10 a 15% dos casos são acolhidos pelo nosso serviço; isso por que muitas mulheres não nos procuram".

Acolhida pela equipe, a assessora Cristiana Brito teve sua vida transformada, para o bem, após denunciar agressões sofridas pelo companheiro. "Se tenho uma autoestima de volta e encorajo pessoas é por conta da ajuda do CRMQ, que me deu coragem e mostrou que sou capaz. Hoje, uma mulher feliz e completa", afirma.

Rede de Apoio

A criação da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, órgão responsável pelo CRMQ, é um grande passo para fortalecer a rede de apoio à vítimas de violência doméstica.

"Temos como propósito ressignificar a vida com políticas públicas que a acolham e amparem. Feira já é uma referência no fortalecimento dos vínculos, sendo a primeira cidade no estado a implantar uma secretaria especial para a mulher", afirma Gerusa Sampaio, secretária de Políticas para as Mulheres.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.