Foto Carlos Valadares
Página de Notícias
Implantada em 2016 a Ronda Maria da Penha já atendeu mais 1.362 mulheres vítimas da violência doméstica em Feira de Santana.
Atualmente 257 mulheres possuem medidas protetivas de urgência e são acompanhadas pela Ronda Maria da Penha sem ter registro de feminicídio entre as assistidas como também na rede de proteção formada com Delegacia de Proteção a Mulher (DEAM), Secretaria de Políticas para as Mulheres, Centro de Referência, Ministério Público Vara de Atendimento, Defensoria Pública existente em Feira de Santana que dar assistência as mulheres vítima de violência.
A Ronda Maria da Penha não cuida apenas de agressão física como também violência sexual, patrimonial, moral e psicológica, a legislação prevê cinco tipos penalidades para agressores de mulher.
De acordo com a comandante da Ronda aqui em Feira de Santana Tenente/PM Renata Martins em 2021, 25 homens foram presos em flagrante por descumprimento a medidas protetivas, uma determinação concedida pela justiça as vítimas, que proíbe a aproximação do suposto agressor a distância variada 300,500 metros a depender do juiz.
foto Ascom
O lockdown considerado o pico da pandemia do corona vírus período em que as pessoas ficaram em casa por mais tempo “No de 2020 ano do início do isolamento observamos um aumento muito sensível de violência doméstica, de denuncia inclusive de feminicidio, agora na volta à normalidade os números de denúncias tem caído”. Finalizou.
A comandante ainda atribui que o tempo de isolamento, desemprego dificuldade financeira propiciou o aumento dos conflitos entre familiares.
Operação Paz no Lar.
A cidade ganha com esta operação exclusiva para Feira de Santana e é destinada ao atendimento especializado de vítima de violência doméstica desde o primeiro momento que a vítima entra com a rede de apoio através do Cicom no número 190 (CENTRAL DE COMUNICAÇAO DA POLICIA MILITAR) principalmente nos finais de semana das 14 às 2 horas da madrugada dias em que aumentam as chamadas de socorro para mulheres sendo agredidas neste caso é designada uma guarnição da ronda especializada para atender esta vítima. Além deste importante trabalho a Ronda também é responsável pela Ronda Escolar que é uma espécie de vigilância nas escolas de rede estadual dando suporte as quatro companhias na sede do município como nos oito distritos além da cidades de São Gonçalo dos Campos e Tanquinho áreas da 67ª.
por Carlos Valadares
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Tempo nublado