Sábado, 27 de Junho de 2026 07:58
75 98251-4963
Geral Emagrecimebto

SUS inicia projeto com canetas emagrecedoras para avaliar eficiência no tratamento

Resultado do estudo poderá embasar futura incorporação das canetas à rede pública de saúde

27/06/2026 06h00
Por: Carlos Valadares
Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil
Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (26) que o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou um projeto-piloto para avaliar o uso da semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Wegovy e Ozempic, no tratamento da obesidade. 

O tratamento inicialmente ocorrerá no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul. Nesta etapa inicial, 250 pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças participarão da pesquisa, e ao longo de dois anos os participantes serão acompanhados por uma equipe especializada.

Essa iniciativa marca a primeira experiência do medicamento em um estudo conduzido pela rede pública e servirão de base para estudos técnicos futuros e caso seja comprovado benefícios clínicos e viabilidade econômica pode ser implementado no Brasil. Entre os indicadores analisados estão a perda de peso, a evolução clínica e os impactos na qualidade de vida dos pacientes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.