A antiga sede da Filarmônica Vitória, um dos imóveis mais tradicionais de Feira de Santana, será transformada no Palácio das Academias, espaço destinado às academias de letras e ao Instituto Histórico e Geográfico do município. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), durante coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal Maria Quitéria, quando também foi apresentado um pacote de investimentos voltado à recuperação do patrimônio histórico e à revitalização do Centro da cidade.
A Prefeitura publicou o decreto de utilidade pública do imóvel localizado na Rua Conselheiro Franco, primeiro passo para a desapropriação. De acordo com o prefeito José Ronaldo, o prédio será completamente restaurado e passará a abrigar instituições culturais que, atualmente, não possuem sede própria para desenvolver suas atividades.

"É um antigo sonho das pessoas que amam a cultura em Feira de Santana. Vamos recuperar esse prédio e instalar lá todas as academias e o Instituto Histórico de Feira de Santana. Será o Palácio das Academias", afirmou o prefeito.
Segundo José Ronaldo, a Procuradoria-Geral do Município já iniciou os procedimentos para formalizar a desapropriação, enquanto equipes da Secretaria Municipal de Planejamento realizarão o levantamento técnico para elaboração do projeto de restauração.
Além da Filarmônica Vitória, a Prefeitura anunciou a continuidade das obras de recuperação do Arquivo Público Municipal e a restauração completa do prédio do antigo Colégio Maria Quitéria, localizado na Praça Fróes da Mota. Também segue em desenvolvimento o projeto para implantação do novo Centro Administrativo Municipal na área do antigo Colégio Santa Rosa.
Outra frente de investimentos contempla a revitalização de espaços públicos. Os processos licitatórios para as obras da Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum), Praça Fróes da Mota e Praça do Nordestino já foram concluídos e aguardam apenas a assinatura dos contratos para o início das intervenções.
Questionado sobre o prédio do antigo INSS, José Ronaldo afirmou que o município ainda mantém interesse no imóvel, mas informou que não houve retorno do Governo Federal quanto à cessão do espaço.

Para a escritora Cláudia Gomes, membro da Academia Feirense de Letras, a criação do Palácio das Academias representa um marco para a cultura local. Segundo ela, a iniciativa fortalece o trabalho desenvolvido por escritores, pesquisadores e instituições que preservam a memória da cidade.
"É um divisor de águas para a cultura de Feira de Santana. Finalmente teremos um espaço para divulgar nossa literatura, preservar a memória da cidade e reunir as academias. Hoje muitos escritores independentes não têm um local adequado para desenvolver suas atividades. Esse espaço representa reconhecimento e fortalecimento da nossa identidade cultural", destacou.
A escritora afirmou ainda que o futuro equipamento servirá de ponto de encontro para diversas entidades literárias do município, ampliando as possibilidades de realização de eventos, encontros e projetos voltados ao incentivo à leitura e à valorização da produção intelectual feirense.
Com o conjunto de investimentos, a Prefeitura pretende recuperar imóveis históricos, revitalizar espaços públicos e fortalecer o patrimônio cultural de Feira de Santana, preservando parte importante da memória da cidade para as próximas gerações.
cirurgias do SUS Ministério da Saúde amplia cirurgias do SUS em hospitais privados
festejos juninos Fonoaudióloga explica como proteger a voz durante os festejos juninos
turno único Prefeitura de Feira adota turno único em dia de jogo da Seleção na Copa
Chamamento público Chamamento público no próximo dia 30 vai escolher OS para gerir a UPA de Humildes
ponto facultativo Governo da Bahia decreta ponto facultativo parcial em dia de jogo da Seleção na Copa do Mundo
Exame de HIV Hospital é condenado por falha em exame de HIV e terá de indenizar paciente em Salvador Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas