Sexta, 26 de Junho de 2026 23:15
75 98251-4963
Geral Palácio das Academi

Centro de Feira ganhará Palácio das Academias e pacote de restauração de prédios históricos

Além da desapropriação da antiga Filarmônica Vitória, pacote de investimentos prevê restauração de prédios históricos,

26/06/2026 12h46 Atualizada há 2 horas atrás
Por: Carlos Valadares
Centro de Feira ganhará Palácio das Academias e pacote de restauração de prédios históricos

A antiga sede da Filarmônica Vitória, um dos imóveis mais tradicionais de Feira de Santana, será transformada no Palácio das Academias, espaço destinado às academias de letras e ao Instituto Histórico e Geográfico do município. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), durante coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal Maria Quitéria, quando também foi apresentado um pacote de investimentos voltado à recuperação do patrimônio histórico e à revitalização do Centro da cidade.

A Prefeitura publicou o decreto de utilidade pública do imóvel localizado na Rua Conselheiro Franco, primeiro passo para a desapropriação. De acordo com o prefeito José Ronaldo, o prédio será completamente restaurado e passará a abrigar instituições culturais que, atualmente, não possuem sede própria para desenvolver suas atividades.

"É um antigo sonho das pessoas que amam a cultura em Feira de Santana. Vamos recuperar esse prédio e instalar lá todas as academias e o Instituto Histórico de Feira de Santana. Será o Palácio das Academias", afirmou o prefeito.

Segundo José Ronaldo, a Procuradoria-Geral do Município já iniciou os procedimentos para formalizar a desapropriação, enquanto equipes da Secretaria Municipal de Planejamento realizarão o levantamento técnico para elaboração do projeto de restauração.

Pacote contempla outros prédios históricos

Além da Filarmônica Vitória, a Prefeitura anunciou a continuidade das obras de recuperação do Arquivo Público Municipal e a restauração completa do prédio do antigo Colégio Maria Quitéria, localizado na Praça Fróes da Mota. Também segue em desenvolvimento o projeto para implantação do novo Centro Administrativo Municipal na área do antigo Colégio Santa Rosa.

Outra frente de investimentos contempla a revitalização de espaços públicos. Os processos licitatórios para as obras da Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum), Praça Fróes da Mota e Praça do Nordestino já foram concluídos e aguardam apenas a assinatura dos contratos para o início das intervenções.

Questionado sobre o prédio do antigo INSS, José Ronaldo afirmou que o município ainda mantém interesse no imóvel, mas informou que não houve retorno do Governo Federal quanto à cessão do espaço.

Cultura comemora novo espaço

Para a escritora Cláudia Gomes, membro da Academia Feirense de Letras, a criação do Palácio das Academias representa um marco para a cultura local. Segundo ela, a iniciativa fortalece o trabalho desenvolvido por escritores, pesquisadores e instituições que preservam a memória da cidade.

"É um divisor de águas para a cultura de Feira de Santana. Finalmente teremos um espaço para divulgar nossa literatura, preservar a memória da cidade e reunir as academias. Hoje muitos escritores independentes não têm um local adequado para desenvolver suas atividades. Esse espaço representa reconhecimento e fortalecimento da nossa identidade cultural", destacou.

A escritora afirmou ainda que o futuro equipamento servirá de ponto de encontro para diversas entidades literárias do município, ampliando as possibilidades de realização de eventos, encontros e projetos voltados ao incentivo à leitura e à valorização da produção intelectual feirense.

Com o conjunto de investimentos, a Prefeitura pretende recuperar imóveis históricos, revitalizar espaços públicos e fortalecer o patrimônio cultural de Feira de Santana, preservando parte importante da memória da cidade para as próximas gerações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.