A Avenida Fraga Maia foi tomada pela alegria, pela música e pela tradição nordestina durante o fim de semana, entre os dias 19 e 21 de junho, com a passagem do Expresso do Forró, uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que tem como objetivo levar o autêntico forró pé de serra para diferentes regiões da cidade durante os festejos juninos.
Transformado em um verdadeiro arraial itinerante, o Expresso do Forró percorreu a avenida ao longo dos três dias, reunindo famílias, comerciantes e visitantes ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba. A proposta é democratizar o acesso à cultura, aproximando a população das tradições juninas e valorizando os artistas locais de maneira totalmente gratuita.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destacou que a iniciativa foi criada para fortalecer a identidade cultural do município e levar a essência dos festejos juninos para além dos espaços tradicionais.
“Criamos o Expresso do Forró para que a alegria do São João pudesse circular pela cidade, alcançando pessoas de todas as idades. É uma forma de valorizar nossos artistas, preservar as tradições nordestinas e proporcionar momentos de lazer e convivência para as famílias feirenses. O forró faz parte da nossa identidade cultural e merece estar cada vez mais próximo da população”, afirmou.
Entre os participantes estava a artesã Valdeci Barros, que aproveitou a passagem do Expresso do Forró para reunir a família e apresentar às crianças um pouco mais da cultura nordestina.
“Essa iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, é muito interessante. Feira de Santana estava precisando disso. É importante trazer as crianças para conhecerem um pouquinho da cultura nordestina e do forró. E não só as crianças, mas os adultos também. A gente precisa de animação, precisa viver esses momentos que valorizam a nossa cultura”, destacou.
A animação ficou por conta dos artistas locais que mantêm viva a tradição do forró pé de serra. Um dos destaques foi o cantor e sanfoneiro Roque Lima, integrante do grupo Os Quatro Nordestinos, que elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de levar a música nordestina para diferentes pontos da cidade.
“É um prazer imenso participar dessa iniciativa. Já participamos do Forró do Buzu e agora estamos aqui no Expresso do Forró. É uma ideia muito bacana da Prefeitura de Feira de Santana e da Secretaria de Cultura. Estão todos de parabéns por levar o forró tradicional circulando pela cidade, aproximando a cultura das pessoas e mantendo viva essa tradição tão importante para o nosso povo”, afirmou.
Integrando a programação junina promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, o Expresso do Forró transformou as ruas em um grande palco cultural ao longo do fim de semana, espalhando música, alegria e tradição por diversos bairros. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular e com o fortalecimento das manifestações que fazem parte da identidade nordestina.
Acidente Acidente com caminhão causa interdição na BR-324 nesta segunda
Pedra nos rins Baixa ingestão de água no inverno pode aumentar os riscos da doença, alerta cirurgião urologista
Acidente Acidente com carreta causa interdição em rodovia no Oeste da Bahia
Arraiá de Feira Arraiá de Feira é aberto oficialmente com tradição, cultura e muito forró em São José Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas