A Prefeitura de Feira de Santana deu início, nesta semana, ao plantio de diversas mudas de árvores na avenida Noide Cerqueira. A ação marca o lançamento do projeto "Feira Verde Plantando Vida", executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), por meio do Departamento de Áreas Verdes. A meta é atingir 300 mudas plantadas na via até o final de maio.
O projeto estabelece um cronograma de arborização contínua para os próximos três anos, com a meta de 1.700 mudas anuais, totalizando 5.100 novas árvores até 2028. De acordo com o diretor de Áreas Verdes, João Falcão, o trabalho já resultou no plantio de 52 espécimes entre ontem e hoje. "Nosso plano é transformar o cenário urbano. Uma árvore na porta de casa ou na avenida reduz o calor, o barulho e o impacto do sol. Estamos buscando envolver a comunidade para que todos entendam que o benefício ambiental supera qualquer manutenção necessária", afirmou o diretor.
Arborização consciente
Desde 2020, o departamento utiliza critérios técnicos para a escolha da vegetação. Atualmente, 19 espécies são recomendadas para o clima local, divididas entre árvores para passeios como Quaresmeiras, Patas-de-vaca e Escovas-de-garrafa, e para áreas amplas, como parques e praças, a exemplo de Ipês, Sibipirunas e Flamboyants.
João Falcão antecipou que o projeto também chegará ao Centro da cidade. O plano inicial prevê a criação de uma "Alameda de Quaresmeiras" na rua Senhor dos Passos, no trecho entre o Paço Municipal e a Casa de Saúde Santana. A intervenção será feita em diálogo com proprietários locais e concessionárias de serviços públicos para garantir a preservação de tubulações e fiações.
Sustentabilidade
A engenheira agrônoma da Sesp, Beatriz Soares, explica que a seleção na Noide Cerqueira inclui espécies nativas e ornamentais, como Pau-Brasil, Pau-Ferro, Resedá e Ipê Amarelo.
"Além da estética e do embelezamento das avenidas, o plantio promove a redução das ilhas de calor e favorece a biodiversidade. É um compromisso da administração municipal com o bem-estar da população e a educação ambiental", pontuou a engenheira.
As ações de plantio seguem diariamente em diversos pontos estratégicos da cidade, visando o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pelo Governo Municipal.
Obras Trecho da Artêmia Pires será interditado para avanço das obras de duplicação a partir de segunda-feira (29)
Esporotricose em gat Fiocruz testa uso de tratamento inovador contra esporotricose em gatos
Emagrecimebto SUS inicia projeto com canetas emagrecedoras para avaliar eficiência no tratamento
cirurgias do SUS Ministério da Saúde amplia cirurgias do SUS em hospitais privados
Palácio das Academi Centro de Feira ganhará Palácio das Academias e pacote de restauração de prédios históricos
festejos juninos Fonoaudióloga explica como proteger a voz durante os festejos juninos Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas