A Prefeitura de Feira de Santana iniciou nesta semana a programação da campanha Maio Amarelo, integrada à Semana Municipal do Trânsito, com ações educativas voltadas à conscientização de motoristas, motociclistas e pedestres. A iniciativa busca reduzir acidentes, melhorar a mobilidade urbana e promover mais segurança no trânsito da cidade.
Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Ricardo da Cunha, a proposta é ampliar o alcance das campanhas educativas por meio de atividades lúdicas, intervenções urbanas e abordagens diretas junto à população.
“O trânsito deixou de ser algo secundário e hoje ocupa as principais discussões no mundo inteiro. Precisamos construir um trânsito mais humano, mais seguro e com menos estresse para as pessoas”, destacou o superintendente da SMT durante a abertura da programação.
Neste ano, o tema da campanha permanece “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, reforçando a necessidade de empatia e atenção entre os diferentes usuários das vias. A SMT também pretende intensificar ações voltadas aos motociclistas, público que atualmente representa a maior parte dos registros de acidentes na cidade.

De acordo com o órgão, cerca de 70% dos sinistros de trânsito em Feira de Santana envolvem motocicletas. Por isso, representantes da categoria foram convidados para participar das discussões e sugerir melhorias para o sistema viário.
A programação inclui apresentações educativas, participação de atores em faixas de pedestres e ações noturnas em bares e espaços de convivência, buscando sensibilizar condutores sobre comportamento seguro no trânsito.
A SMT informou ainda que os investimentos passarão a priorizar de forma equilibrada os três pilares do trânsito: fiscalização, engenharia e educação.
Durante a coletiva, o superintendente também avaliou positivamente o funcionamento do Sistema BRT. Apesar das críticas iniciais e dos impactos no comércio em alguns pontos da cidade, ele afirmou que o projeto atingiu os resultados técnicos esperados e deve receber novas intervenções para melhorar a mobilidade urbana.
Outro tema abordado foi a implantação da Zona Azul em Feira de Santana. Segundo a SMT, a tendência é que o serviço seja administrado pela iniciativa privada para acelerar a execução do projeto e evitar novos atrasos na implantação do estacionamento rotativo.
Obras Trecho da Artêmia Pires será interditado para avanço das obras de duplicação a partir de segunda-feira (29)
Esporotricose em gat Fiocruz testa uso de tratamento inovador contra esporotricose em gatos
Emagrecimebto SUS inicia projeto com canetas emagrecedoras para avaliar eficiência no tratamento
cirurgias do SUS Ministério da Saúde amplia cirurgias do SUS em hospitais privados
Palácio das Academi Centro de Feira ganhará Palácio das Academias e pacote de restauração de prédios históricos
festejos juninos Fonoaudióloga explica como proteger a voz durante os festejos juninos Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas