Quarta, 21 de Janeiro de 2026 10:16
75 98251-4963
Geral Alerta

Feira de Santana pode registrar chuvas fortes e ventos de até 60 km/h, alerta Inmet

Alerta do Inmet indica risco de alagamentos e quedas de energia na cidade

21/01/2026 08h11
Por: Carlos Valadares
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para Feira de Santana e municípios da região do Centro Norte Baiano. O aviso de perigo potencial começou a valer na terça-feira (20), às 03h, e segue até o domingo (25), às 03h.

De acordo com o Inmet, o alerta indica possibilidade de chuvas com volume de até 30 milímetros por hora, acompanhadas de ventos que podem chegar a 60 quilômetros por hora. Apesar de classificado como perigo potencial, o fenômeno pode causar transtornos à população.

Entre os principais riscos apontados pelo instituto estão cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e ocorrência de descargas elétricas.

O Inmet classifica os alertas meteorológicos em três níveis de severidade. O alerta amarelo indica perigo potencial, o laranja representa situação de perigo e o vermelho sinaliza grande perigo, com maior risco à segurança da população.

Segundo o órgão, durante a vigência do alerta, a orientação é evitar abrigo sob árvores em caso de rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade e redobrar a atenção em áreas com histórico de alagamentos.

Municípios sob alerta

Além de Feira de Santana, o alerta amarelo de chuvas intensas inclui os municípios de América Dourada, Andorinha, Anguera, Antônio Gonçalves, Baixa Grande, Barra do Mendes, Barro Alto, Boa Vista do Tupim, Caém, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Canarana, Capim Grosso, Central, Elísio Medrado, Filadélfia, Gentio do Ouro, Iaçu, Ibipeba, Ibiquera, Ibititá, Ipecaetá, Ipirá, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itatim, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, João Dourado, Jussara, Lajedinho, Lapão, Macajuba, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Ourolândia, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Presidente Dutra, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Terezinha, Santo Estêvão, São Gabriel, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Serrolândia, Souto Soares, Tapiramutá, Uibaí, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.

Orientações à população

Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica devem ser comunicados à Neoenergia Coelba pelo telefone 116.

O Inmet recomenda que moradores acompanhem as atualizações da previsão do tempo e sigam as orientações dos órgãos oficiais enquanto durar o alerta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.