A OAB Seccional Bahia, sua diretoria e as 37 Subseções em todo o Estado formalizaram uma manifestação conjunta ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) questionando os indicadores apresentados no relatório “Justiça em Números 2025”.
O documento ressalta que os dados divulgados não espelham a realidade enfrentada pela advocacia e pela sociedade baiana, ao desconsiderarem distorções que impactam diretamente a efetividade da prestação jurisdicional, como a extinção de processos sem resolução de mérito, despachos meramente formais e lançamentos artificiais no PJe (sistema chamado “Processo Judicial Eletrônico) que reduzem o volume aparente de trabalho.
“A OAB Bahia reivindica que o CNJ revise seus critérios e incorpore métricas que traduzam resultados concretos para o cidadão. Também reforça a necessidade de medidas estruturantes por parte do TJ-BA, capazes de promover avanços reais na qualidade e na eficiência da Justiça”, declara Daniela Borges, presidente da OAB Bahia.
Ainda de acordo com ela, “seguimos firmes na defesa de uma prestação jurisdicional transparente, célere e comprometida com a sociedade baiana”. Para Lorena Peixoto, presidente da OAB Subseção Feira de Santana, reconhecer as fragilidades e a necessidade de aperfeiçoamento é o primeiro passo para mudar o cenário que ainda compromete a efetiva e célere prestação jurisdicional.
“A nomeação de juízes com a respectiva vaga em outra unidade, o número de servidores abaixo do necessário, e as estruturas que não agasalham as demandas para o bom desempenho da função pelos servidores são alguns dos exemplos que a advocacia vive, sobretudo a advocacia do interior. Portanto, esta é uma importante manifestação”, salienta.
Natal Encantado Natal Encantado retorna após seis anos e lota Praça Padre Ovídio na abertura
Inauguração Feira de Santana inaugura o maior teatro do interior da Bahia
Sinfonia Estelar Parque do Saber celebra 17 anos com espetáculo inédito Sinfonia Estelar
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE
Criticas Câmara aprova reforma da Previdência em Feira sob críticas de servidores
Selo UNICEF Feira de Santana realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF nesta quinta-feira (11) Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado