A Bahia registrou uma queda de 86% nos casos prováveis de dengue em 2025, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Até o dia 1º de novembro, foram contabilizados 30.574 casos, contra 229,5 mil no mesmo período de 2024. O número de mortes também diminuiu: foram confirmados 15 óbitos neste ano, frente a 185 no ano anterior.
Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também apresentaram redução. Os casos prováveis de chikungunya somaram 2.372, uma queda de 85,5%, enquanto os de zika chegaram a 299, 73,8% a menos que em 2024.
Mesmo com a melhora nos índices, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de manter o combate ao mosquito. Nesta segunda-feira (3), a pasta lançou a campanha nacional “Não dê chance para a dengue, zika e chikungunya”, que incentiva ações de prevenção e mobilização popular. Também foi anunciado o investimento de R$ 183,5 milhões para ampliar o uso de novas tecnologias de controle vetorial em todo o país.
As medidas integram a Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, que envolve municípios, escolas, agentes de saúde e lideranças comunitárias em atividades coordenadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/Sesab), com foco na conscientização e eliminação de criadouros do mosquito.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado