A Prefeitura de Feira de Santana segue fortalecendo os serviços de limpeza urbana. Nesta quinta-feira (30), o secretário de Serviços Públicos, Justinian França, destacou a chegada de novos veículos à frota municipal, medida que vai garantir mais agilidade e eficiência nas operações de coleta de resíduos sólidos em toda a cidade.
Segundo o secretário, a ampliação da frota permitirá expandir os dias de coleta em algumas localidades, especialmente nos distritos e povoados que atualmente recebem o serviço apenas duas vezes por semana.“A chegada desses veículos novos vai proporcionar muito mais agilidade no nosso dia a dia. Já pedimos ao nosso diretor que avalie a possibilidade de ampliar a coleta nos distritos, para que aconteça três vezes por semana, como já ocorre na sede”, afirmou Justinian França.
O secretário também fez um apelo à população para colaborar com o serviço, respeitando os horários da coleta e evitando o descarte irregular. “Pedimos que os moradores coloquem o lixo uma hora ou uma hora e meia antes do horário habitual. No centro da cidade, a coleta é noturna e ocorre de segunda a domingo. Nas grandes avenidas — como Getúlio Vargas, Fraga Maia, João Durval, Ayrton Senna e Nóide Cerqueira — a coleta também acontece à noite, todos os dias da semana”, orientou.
A Secretaria de Serviços Públicos tem intensificado o monitoramento por câmeras de segurança e a fiscalização ambiental para combater o descarte irregular de resíduos. Justinian informou que a ação já vem apresentando resultados concretos.
“Nossa equipe de fiscalização tem atuado bastante. Com o apoio do sistema de monitoramento, cerca de 120 veículos já foram notificados por descarte irregular e receberam auto de infração no valor de R$ 1.000. Quem não realizou o pagamento até o dia 31 de agosto teve o nome encaminhado ao SPC”, destacou o secretário.
Em relação à capacidade do aterro sanitário municipal, Justinian França garantiu que a estrutura opera dentro dos padrões ambientais e possui vida útil superior a 40 anos, o que assegura tranquilidade e sustentabilidade para o tratamento dos resíduos.
“O aterro tem capacidade para receber diversos tipos de resíduos e segue funcionando dentro de todas as normas ambientais. Sua vida útil é estimada em mais de quatro décadas”, afirmou.
Sobre a área do antigo aterro sanitário, o secretário informou que a Secretaria de Meio Ambiente está finalizando o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).
“A empresa responsável já foi contratada e fará um levantamento completo para indicar as ações necessárias à recuperação ambiental da área antiga. Esse é um compromisso do município com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”, completou Justinian França.
Por fim, o secretário confirmou a aquisição de sete novos veículos para reforçar os serviços públicos e destacou o empenho da Prefeitura em garantir mais eficiência e qualidade de vida à população feirense.
Limpeza urbana Sustentare renova frota e investe em tecnologia para aprimorar limpeza urbana em Feira de Santana
Ações no Rio Promotor João Gabriel Soares comenta ações no Rio de Janeiro e reflexos em Feira de Santana
Megaoperação Saiba quem são os 17 suspeitos baianos alvos de megaoperação no Rio de Janeiro
Intoxicação Casos de intoxicação por metanol sobem para 59 no Brasil
Furto de cabos Furto de cabos de energia impacta mais de 7 mil baianos em 2025, aponta Neoenergia Coelba
Dívidas do Fies Governo abre novo prazo para renegociação de dívidas do Fies Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas