A Prefeitura de Feira de Santana segue fortalecendo os serviços de limpeza urbana. Nesta quinta-feira (30), o secretário de Serviços Públicos, Justinian França, destacou a chegada de novos veículos à frota municipal, medida que vai garantir mais agilidade e eficiência nas operações de coleta de resíduos sólidos em toda a cidade.
Segundo o secretário, a ampliação da frota permitirá expandir os dias de coleta em algumas localidades, especialmente nos distritos e povoados que atualmente recebem o serviço apenas duas vezes por semana.“A chegada desses veículos novos vai proporcionar muito mais agilidade no nosso dia a dia. Já pedimos ao nosso diretor que avalie a possibilidade de ampliar a coleta nos distritos, para que aconteça três vezes por semana, como já ocorre na sede”, afirmou Justinian França.
O secretário também fez um apelo à população para colaborar com o serviço, respeitando os horários da coleta e evitando o descarte irregular. “Pedimos que os moradores coloquem o lixo uma hora ou uma hora e meia antes do horário habitual. No centro da cidade, a coleta é noturna e ocorre de segunda a domingo. Nas grandes avenidas — como Getúlio Vargas, Fraga Maia, João Durval, Ayrton Senna e Nóide Cerqueira — a coleta também acontece à noite, todos os dias da semana”, orientou.
A Secretaria de Serviços Públicos tem intensificado o monitoramento por câmeras de segurança e a fiscalização ambiental para combater o descarte irregular de resíduos. Justinian informou que a ação já vem apresentando resultados concretos.
“Nossa equipe de fiscalização tem atuado bastante. Com o apoio do sistema de monitoramento, cerca de 120 veículos já foram notificados por descarte irregular e receberam auto de infração no valor de R$ 1.000. Quem não realizou o pagamento até o dia 31 de agosto teve o nome encaminhado ao SPC”, destacou o secretário.
Em relação à capacidade do aterro sanitário municipal, Justinian França garantiu que a estrutura opera dentro dos padrões ambientais e possui vida útil superior a 40 anos, o que assegura tranquilidade e sustentabilidade para o tratamento dos resíduos.
“O aterro tem capacidade para receber diversos tipos de resíduos e segue funcionando dentro de todas as normas ambientais. Sua vida útil é estimada em mais de quatro décadas”, afirmou.
Sobre a área do antigo aterro sanitário, o secretário informou que a Secretaria de Meio Ambiente está finalizando o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).
“A empresa responsável já foi contratada e fará um levantamento completo para indicar as ações necessárias à recuperação ambiental da área antiga. Esse é um compromisso do município com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”, completou Justinian França.
Por fim, o secretário confirmou a aquisição de sete novos veículos para reforçar os serviços públicos e destacou o empenho da Prefeitura em garantir mais eficiência e qualidade de vida à população feirense.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado