A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, participou nesta segunda-feira (27) de um encontro na Santa Casa de Misericórdia Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, onde foi apresentada a proposta de construção de um hospital oncológico no município. O projeto é uma parceria entre a Santa Casa, empresários locais e lideranças políticas, com apoio do governo estadual e do Ministério da Saúde.
Segundo a secretária, o novo hospital será voltado ao tratamento integral de pacientes oncológicos, com 220 leitos, sendo 20 de UTI, além de seis salas cirúrgicas. A proposta prevê a execução em etapas, começando com uma estrutura inicial de 90 leitos.
“Esse projeto nasceu de uma proposta apresentada em Brasília, durante o aniversário de Feira de Santana. Agora estamos na segunda etapa, definindo o perfil assistencial e os custos. A ideia é buscar recursos para viabilizar esse grande empreendimento para a região”, explicou Roberta Santana.
Atualmente, o Hospital Dom Pedro de Alcântara já é referência em oncologia para mais de 70 municípios, com o serviço Unacom, credenciado pelo Ministério da Saúde. A nova unidade ampliará a cobertura de alta complexidade na área.
“O governador pediu que acompanhássemos o projeto e agora vamos buscar, junto às lideranças políticas, empresariais e ao governo federal, as fontes de financiamento necessárias para tornar o hospital uma realidade”, destacou.
Hospital Municipal de Feira de Santana
A secretária também comentou sobre o diálogo entre o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Zé Ronaldo a respeito do hospital municipal que será construído em Feira.
“O governador tem tratado essa pauta com muita tranquilidade e respeito. Ele entende que o hospital é uma decisão do município, mas desde o início se colocou à disposição para colaborar. Tudo está sendo construído de forma conjunta, entre Estado e Prefeitura”, afirmou.
Roberta lembrou que o governo estadual já cedeu o terreno para a nova policlínica, e que a localização do hospital municipal ainda está sendo discutida.
“O importante é que a população tenha acesso fácil e que o projeto avance. O governador apoia a decisão final do prefeito sobre o local da obra”, completou.
Durante a entrevista, a secretária também anunciou novas melhorias no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), principal unidade de emergência da região.
“Estamos finalizando a última etapa do Clériston. Vamos trazer o serviço de hemodinâmica, que permitirá procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia e vascular. Isso inclui o tratamento de AVC, infarto e outros casos de urgência”, informou.
A previsão é que o serviço seja entregue entre janeiro e fevereiro de 2026, junto com a ampliação de leitos e a criação de um Centro de Ensino e Pesquisa, voltado para residentes e profissionais de saúde.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
“Feira de Santana concentra uma grande quantidade de universidades e residências médicas. É natural que o Clériston se consolide como um polo de formação e pesquisa”, destacou.
Ela acrescentou que o Sistema de Verificação de Óbitos (SVO), localizado ao lado do hospital, está em fase final de implantação e deve ser inaugurado nos próximos meses.
Outubro Rosa e prevenção ao câncer de mama
A secretária também avaliou as ações do Outubro Rosa em toda a Bahia, destacando os avanços do programa estadual de rastreamento do câncer de mama.
“O Ministério da Saúde reduziu a faixa etária para realização da mamografia, que agora pode ser feita a partir dos 40 anos. O Governo do Estado ofertou 40 mil mamografias neste mês, dentro do programa de rastreio do câncer de mama”, afirmou.
Ela lembrou que o diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura e reforçou que a prevenção deve acontecer o ano inteiro.
“O Outubro Rosa é o momento de reforçar o alerta, mas o rastreamento é contínuo. Em dois anos e meio do governo Jerônimo Rodrigues, já realizamos meio milhão de mamografias em todo o estado”, ressaltou Roberta Santana.
Agricultura familiar Governador da Bahia destaca fortalecimento da agricultura familiar em evento da FETAG
Trapezista baiana Trapezista baiana morre após queda durante espetáculo em Sergipe
Atas temperaturas Cidade baiana registra segunda maior temperatura do Nordeste
perdeu documentos Documentos bancários de clientes do Banco do Brasil são encontrados expostos em Madre de Deus
Bahia Vice-prefeito Pablo Roberto teve o celular roubado na Br 324
Feira de Santana Mulher morre após ingerir refrigerante em Feira de Santana Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo