Na manhã desta quinta-feira (23), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) realizou uma ação educativa na Rua de Aurora, em Feira de Santana, com o objetivo de orientar e conscientizar comerciantes de peças automotivas sobre a necessidade de regularização e credenciamento dos desmontes de veículos.
A iniciativa é uma operação integrada que conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT), sob a coordenação da 3ª CIRETRAN de Feira de Santana.
Foto: Carlos Valadares
De acordo com Joelton Vieira, coordenador da 3ª CIRETRAN, o DETRAN é o órgão responsável por regular e credenciar as empresas de desmonte de veículos em todo o estado.
“Essa tarefa foi passada pela Secretaria de Segurança Pública para que possamos legalizar todas as empresas que trabalham com desmontes. Estamos aqui hoje convidando os empresários a participarem de um seminário amanhã, na sede da 3ª CIRETRAN, onde vamos explicar como se dará o credenciamento e o funcionamento do sistema do DETRAN”, afirmou Joelton.
A ação tem como base a Lei Federal nº 12.977/2014, que regulamenta a atividade de desmontes e comercialização de peças usadas de veículos automotores, com o objetivo de coibir o roubo e furto de veículos.
Segundo o coordenador, o trabalho acontece em duas etapas: primeiro, de educação e conscientização; depois, de fiscalização e repressão em parceria com as polícias.
Foto: Carlos Valadares
O delegado José Marcos Rios, da Delegacia de Furtos e Roubos, explicou que a presença da Polícia Civil e da Polícia Militar, nesta fase, é apenas de acompanhamento educativo.
“Hoje a ação é educativa. O DETRAN está orientando os comerciantes, distribuindo panfletos e explicando sobre a implementação da lei. Ninguém está sendo autuado. Todos estão sendo convidados a se credenciar e regularizar suas atividades”, esclareceu o delegado.
O delegado também comentou sobre um caso recente investigado pela Polícia Civil: a recuperação de uma caminhonete Hilux que havia sido transferida de forma fraudulenta.“O veículo pertencia a um advogado do Rio de Janeiro e foi transferido ilegalmente para três pessoas diferentes. Estamos investigando onde ocorreu a fraude — se foi no cartório, na assinatura ou em algum procedimento no DETRAN”, explicou.

Para o diretor de veículos do DETRAN-BA, Fabrício Araújo, a operação visa garantir segurança tanto para os comerciantes quanto para os consumidores.
“Essa iniciativa é para legalizar o setor, dar mais segurança e melhorar a fiscalização. As peças terão número de série e QR Code, o que permitirá que o consumidor verifique a origem de cada item, identificando se é uma peça legal ou não”, destacou Fabrício.
Ele lembrou ainda que o objetivo do DETRAN é também combater crimes ligados a veículos, como roubos, clonagens e adulterações.“O crime está sobre rodas. Por isso, além de regularizar os comerciantes, estamos contribuindo para salvar vidas e garantir mais segurança no trânsito”, completou.
Próximos passos

O DETRAN-BA realizará nesta sexta-feira (24) um seminário na sede da 3ª CIRETRAN, em Feira de Santana, para orientar os empresários do setor sobre o processo de credenciamento e adequação à nova legislação.
Após essa etapa educativa, será iniciada a fase de fiscalização, com aplicação rigorosa da lei para os que não se regularizarem.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas