Nos primeiros 15 dias da atual campanha de atenção à saúde da mulher, mais de 30 mil mulheres foram atendidas em toda a rede da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, segundo informou o presidente da instituição, Gilbert Lucas.
“Quando falamos em toda a rede, estamos incluindo o Ambulatório de Saúde da Mulher, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem e o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer. A procura aumentou bastante. Comparado com 2024, percebemos que as campanhas vêm ampliando cada vez mais os serviços e as ofertas”, destacou o presidente.

Gilbert ressaltou que a criação do Ambulatório de Saúde da Mulher, inaugurado este ano, tem sido um dos grandes diferenciais da campanha.“Isso é muito positivo, pois permite que a gente concentre os atendimentos e ofereça mais conforto e eficiência às pacientes”, disse.
A Fundação Hospitalar está se preparando para realizar um novo mutirão de cirurgias de redução mamária, que terá início com a triagem das candidatas no dia 1º de novembro, no próprio Ambulatório de Saúde da Mulher.
“A cada dois anos fazemos essa triagem. Ela é o primeiro passo para definir as pacientes que serão atendidas no ciclo seguinte. Nos próximos dois anos, teremos a relação das mulheres que preencherem todos os pré-requisitos do edital”, explicou Gilbert.
Entre os critérios de participação, estão:
Ser maior de 18 anos;
Já ter filhos;
Ter mamas com peso acima de 4 quilos;
E residir em Feira de Santana — o mutirão não contempla moradoras de outros municípios.
Após a triagem inicial, as pacientes passam por três etapas:
Avaliação médica no Ambulatório;
Visita domiciliar feita pela equipe de serviço social;
Realização de exames médicos para confirmar a aptidão à cirurgia.
“Estamos finalizando agora as cirurgias das 100 pacientes aprovadas no mutirão realizado há dois anos. Mantemos uma média de quatro a cinco cirurgias por mês, de forma contínua”, informou o presidente.
Gilbert reforçou que o procedimento oferecido pelo mutirão não se trata de cirurgia estética, mas sim de uma intervenção com foco funcional e terapêutico.
“É uma cirurgia de redução de mama gigante, voltada para mulheres que sofrem com dores e limitações causadas pelo excesso de peso das mamas. Não é uma cirurgia plástica comum. Por isso, é fundamental que todas as interessadas sigam rigorosamente os critérios estabelecidos”, alertou.
A triagem acontece no dia 1º de novembro, no Ambulatório de Saúde da Mulher, e as candidatas devem comparecer munidas de documentos pessoais e comprovante de residência.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas