O Brasil atingiu recorde no número de turistas estrangeiros no país: foram mais de 7 milhões de visitantes de outros países entre janeiro e setembro de 2025. No último mês mais de 570 mil pessoas desembarcaram no país, o que fez o acumulado para o período aumentar 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo os dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a maioria dos turistas chega ao Brasil por via aérea. O estado que lidera o ranking de entrada dos viajantes estrangeiros é São Paulo, com cerca de 2 milhões de desembarques, seguido pelo Rio de Janeiro (1,5 milhões) e Santa Catarina (364 mil).
A Bahia está em quarto lugar, sendo o estado onde desembarcaram cerca de 147 mil pessoas de outros países no período. Em quinto está o Distrito Federal, com 80 mil chegadas estrangeiras.
Recorde de turistas estrangeiros
Em 2024, 6,7 milhões de visitantes estrangeiros vieram ao Brasil no mesmo período. Segundo a Embratur, o desempenho superou a meta anual estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais em 2025. Já no mês de setembro o objetivo foi superado em 2,9% estabelecendo um novo recorde histórico para o período.
O resultado de setembro também superou o recorde mensal anterior, registrado em setembro de 2024, quando o país recebeu cerca de 445 mil turistas.
De onde eles vêm?
Os principais países de origem dos viajantes estrangeiros são a Argentina, com mais de 2,7 milhões de visitantes entre janeiro e setembro. Na sequência, aparecem Chile (604 mil), Estados Unidos (564 mil), Uruguai (420 mil) e Paraguai (394 mil). Entre os países europeus, França, Portugal e Alemanha se destacam, somando mais de 537 mil visitantes ao Brasil no período.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado