Foi anunciada na tarde desta terça-feira (30), no Paço Municipal, uma mudança histórica para o calendário cultural de Feira de Santana: a partir de 2026, a Micareta, considerada a primeira do Brasil passará a ser realizada no mês de novembro.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho explicou que a alteração foi tomada após estudos e pesquisas de opinião, que apontaram aprovação de 70% do público pela mudança. Segundo ele, o principal objetivo é ampliar o tempo de preparação da festa, facilitando a captação de patrocínios privados e garantindo maior estrutura para os foliões.

“São ações de enfrentar desafios na vida. Fizemos muitos estudos e entendemos que novembro é o melhor período. Vamos ter mais tempo para buscar patrocínios, atrair empresas e parceiros, sem ficar tão próximos do Carnaval de Salvador. Com 12 meses de antecedência, ninguém vai poder alegar falta de planejamento”, afirmou o prefeito.
Além da pesquisa que indicou apoio da maioria, José Ronaldo destacou que uma reunião será realizada nos próximos dias com artistas, produtores culturais e representantes da indústria do entretenimento para definir, em consenso, a data exata da festa em novembro de 2026.
O percurso da Micareta, segundo o prefeito, seguirá o mesmo: a Avenida Presidente Dutra.“É o local perfeito. Largo, seguro e com espaço para que as pessoas possam brincar com conforto”, garantiu.

O secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, também defendeu a decisão. “Este ano tivemos grandes desafios para realizar a Micareta, mas conseguimos entregar uma festa bonita, com boas atrações e índices de segurança positivos. Agora, com mais tempo de preparação, poderemos fortalecer ainda mais a festa e atrair grandes marcas para associar suas empresas ao evento.”
Com informação: Carlos Valadares
Por:Mayara Nailanne
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado