A 18ª edição do Flifs -Festival Literário e Feirense do Livro e da Cultura, começou na manhã desta terça-feira (23), em Feira de Santana, e já movimenta o cenário cultural e educacional da cidade. A abertura ocorreu às 9h e contou com a presença da pró-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Thaís Bonfim, que destacou a importância do evento e as novidades desta edição.
"Estávamos muito ansiosos para o início do festival. A programação está variadíssima: contação de histórias, apresentações de cordel, teatro, atrações escolares e, claro, o nosso tradicional 'vale-livro', que possibilita que mais crianças tenham acesso à leitura", destacou a pró-reitora.
Segundo Thaís Bonfim, o evento vai além do livro e promove também um mergulho na cultura regional. Um dos destaques deste ano é a cenografia do espaço, que foi cuidadosamente pensada para tornar o ambiente mais atrativo, principalmente para o público infantil.
Foto: Carlos Valadares
"Fizemos um esforço especial para apresentar uma cenografia lúdica e convidativa. Além disso, ampliamos em cerca de 30% a nossa grade de atrações em comparação com o ano passado. Os parceiros também colaboraram, trazendo suas próprias programações, como é o caso da Bahia Literária, da Fundação Pedro Calmon, que montou um estande especial no evento", completou.
A valorização da cultura local continua sendo uma marca registrada do Flifes. Durante o evento, artistas regionais são homenageados e participam ativamente da programação. "Hoje mesmo teremos uma homenagem ao cantor e compositor Carlos Pita, feita pela cantora Márcia Porto. Essa conexão com os nossos artistas e com a identidade cultural da nossa terra é algo que fazemos questão de manter", afirmou Thaís.
O Flifes também atrai visitantes e participantes de fora do município. Neste ano, o festival recebeu representantes de escolas de outras cidades, além de artistas e expositores de diversos estados brasileiros, como Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
"É muito gratificante ver como o evento está extrapolando fronteiras. Temos estandes e atrações de fora da Bahia, mas sempre mantendo o nosso foco na cultura local. É uma mistura rica que só engrandece a feira", destacou.
A programação inclui ainda rodas de conversa, palestras, lançamentos de livros e oficinas, reafirmando o caráter educativo e inclusivo do evento.
O 18º Flifes vai até o dia 28 de setembro, com atividades diárias para públicos de todas as idades.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado