O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a aplicar, de forma sistemática, um teste de triagem para identificar sinais do transtorno do espectro autista (TEA) em crianças a partir dos 16 meses. A medida integra a nova linha de cuidado para o TEA, lançada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde.
Profissionais da atenção primária serão responsáveis pela aplicação do exame em todas as crianças de 16 a 30 meses, como parte da rotina de avaliação do desenvolvimento. A expectativa é que, com a detecção precoce, as intervenções e estímulos possam ocorrer ainda antes do diagnóstico definitivo. “A atuação precoce é fundamental para a autonomia e a interação social futura”, destacou a pasta.
O teste utilizado será o M-Chat, instrumento internacional de triagem que permite identificar sinais de autismo já nos primeiros anos de vida. Caso haja indícios, os profissionais poderão orientar as famílias sobre estímulos adequados e encaminhar para acompanhamento especializado.
O governo estima que cerca de 1% da população brasileira viva com TEA. De acordo com o IBGE, 71% desse público apresenta também outras deficiências, o que reforça, segundo o ministério, a necessidade de ações integradas na rede pública de saúde.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado