O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a aplicar, de forma sistemática, um teste de triagem para identificar sinais do transtorno do espectro autista (TEA) em crianças a partir dos 16 meses. A medida integra a nova linha de cuidado para o TEA, lançada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde.
Profissionais da atenção primária serão responsáveis pela aplicação do exame em todas as crianças de 16 a 30 meses, como parte da rotina de avaliação do desenvolvimento. A expectativa é que, com a detecção precoce, as intervenções e estímulos possam ocorrer ainda antes do diagnóstico definitivo. “A atuação precoce é fundamental para a autonomia e a interação social futura”, destacou a pasta.
O teste utilizado será o M-Chat, instrumento internacional de triagem que permite identificar sinais de autismo já nos primeiros anos de vida. Caso haja indícios, os profissionais poderão orientar as famílias sobre estímulos adequados e encaminhar para acompanhamento especializado.
O governo estima que cerca de 1% da população brasileira viva com TEA. De acordo com o IBGE, 71% desse público apresenta também outras deficiências, o que reforça, segundo o ministério, a necessidade de ações integradas na rede pública de saúde.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado