Os servidores nomeados da Prefeitura de Feira de Santana, também chamados de ocupantes de cargos de confiança, têm a opção de fazer empréstimo consignado, que antes era oferecido aos funcionários do quadro permanente. O BRB, uma das instituições autorizadas, abriu essa possibilidade de crédito para esses funcionários.
Para fazer o empréstimo, o servidor deve abrir uma conta digital no banco, pelo app, e o restante do processo deverá ser realizado presencialmente na agência, localizada à rua Barão do Rio Branco, próximo ao cruzamento com a avenida Getúlio Vargas.
Inicialmente, explica o gerente de negócios da agência local do BRB, André Bitencourt, o prazo para a quitação do valor tomado de empréstimo é de 24 meses. Mas, afirmou, estuda-se a possibilidade de aumentar o período para que coincida com o final do mandato do Executivo.
O valor que pode ser liberado para o empréstimo, afirmou Guilherme Moura, está diretamente relacionado à margem para consignado disponível para o servidor. “Quanto maior o valor disponível, maior poderá ser o montante a ser liberado.” A quantia é definida por empresa que faz avaliações dessa modalidade de empréstimo.
A margem para consignado é a percentagem da renda líquida (salário, pensão ou aposentadoria) que pode ser descontada para pagar um empréstimo consignado ou o cartão de crédito consignado. Geralmente, o servidor pode comprometer entre 30% e 40% do salário para pagar as parcelas do consignado.
Disseram que a taxa de juros que está sendo cobrada é de 1,81% ao mês e que existe a possibilidade de portabilidade de outras operações, caso a taxa de juros seja superior à cobrada pelo BRB.
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Tempo nublado