Serra Preta (BA) – O Distrito do Ponto, em Serra Preta, foi palco de muita tradição e alegria nos dias 30 e 31 de agosto, durante a 35ª Festa do Vaqueiro e Cavalo de Pisada, considerada a maior do gênero na região. O evento reuniu moradores, vaqueiros, autoridades políticas e artistas, fortalecendo a cultura local.
O prefeito de Serra Preta, Frank Leite, comemorou a realização da festa. “É com muita alegria e satisfação que estamos aqui na 35ª Festa de Vaqueiros e Cavalo de Pisada do nosso querido distrito do Ponto. Sem dúvida, é a maior festa de vaqueiros da nossa região. Reconhecemos o trabalho de todos os amigos, moradores e vaqueiros que, junto com a Prefeitura e a equipe organizadora, tornaram esse evento possível”, declarou.
Frank ressaltou a presença de autoridades no evento, como o senador Ângelo Coronel, o deputado federal Otto Filho e os deputados estaduais Vítor Azevedo, Osni Cardoso e Eduardo Alencar, além de prefeitos da região, reforçando a união e parceria entre os gestores locais.
A festa também faz parte de um calendário cultural extenso de Serra Preta, que realiza eventos em diversas localidades do município ao longo do ano. “Nossa sede pode ser menor que outros distritos, mas isso não impede que seja prestigiada. Realizamos eventos culturais de janeiro a dezembro, todos os finais de semana em diferentes comunidades, valorizando nossa cultura mesmo com recursos limitados”, explicou o prefeito.
Entre as atrações, houve premiação para diferentes categorias de vaqueiros do mais novo ao mais experiente – além de reconhecimento às famílias mais tradicionais de Serra Preta. A organização contou com patrocínios do comércio local, enquanto a Prefeitura Municipal foi a maior patrocinadora, arcando com toda a estrutura da festa, incluindo shows e artistas.
No palco, se apresentaram grandes nomes da música regional, como Ramon e Randinho, Toque 10, entre outros, garantindo a animação do público presente.
Para Frank Leite, a festa é mais do que entretenimento: “Apesar de não ser um evento da Prefeitura, nós apoiamos integralmente, porque é uma festa cultural da nossa comunidade de vaqueiros. É um orgulho poder contribuir para a preservação da nossa tradição”.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 22°
Chuva