Uma megaoperação foi deflagrada nesta quinta-feira (28) para desarticular um esquema bilionário de fraudes no setor de combustíveis, com envolvimento de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação ocorre nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com mais de 1.400 agentes cumprindo mandados contra mais de 350 alvos entre empresas e pessoas físicas.
A investigação apontou sonegação de R$ 7,6 bilhões e movimentação irregular de R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024.O grupo usava metanol importado de forma clandestina para adulterar combustíveis e vendê-los com volume inferior ao registrado nas bombas. Os produtos eram transportados sem segurança, e donos de postos foram ameaçados após tentarem reaver pagamentos não realizados.
O lucro era ocultado com o uso de fintechs, fundos de investimento e empresas de fachada. O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA-SP) busca na Justiça o bloqueio de bens para ressarcir os valores sonegados pelo esquema.
A operação foi deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), com apoio da Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria da Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Grupo de Atuação Especial para Recuperação Fiscal (GAERFIS).
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo