O detento José Alisson Vieira dos Anjos Santana, de 39 anos, que havia fugido do Presídio de Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, no último dia 10 de agosto, se apresentou à Polícia Civil nesta terça-feira (19). Condenado por violência contra a mulher, ele se entregou espontaneamente na Delegacia Territorial de Paripiranga, cidade a 366 km de Salvador, acompanhado do advogado.
Segundo a Polícia Civil, já havia um mandado de recaptura expedido pela 1ª Vara Criminal do Júri de Execuções Penais de Simões Filho. Durante a fuga, José aproveitou o trabalho de manutenção que realizava em áreas internas do presídio, atividade considerada rotineira e destinada à ressocialização de custodiados.
Na ocasião, ele teria escapado em direção a uma área de mata que dá acesso tanto ao bairro da Mata Escura quanto à Avenida Gal Costa. A movimentação dificultou as buscas iniciais da polícia, que não conseguiu localizá-lo no momento da fuga.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que a prática de confiar atividades laborativas a presos é comum e tem como objetivo prepará-los para a reintegração social. Ainda não foi informado se haverá mudanças nesse procedimento após o caso.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado