O avanço de um ciclone extratropical sobre o Brasil mobilizou órgãos de meteorologia e defesa civil nesta terça-feira (19), diante da previsão de ventos fortes, chuvas intensas e possibilidade de granizo. O fenômeno atinge principalmente a Região Sul, mas também deve causar impactos em estados do Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de vendavais em São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No litoral gaúcho, a Defesa Civil alerta para rajadas que podem chegar a 100 km/h, enquanto em outras áreas do estado a intensidade pode superar os 80 km/h.
O Rio Grande do Sul aparece como a região mais vulnerável. A MetSul Meteorologia chama atenção para a possibilidade de temporais com granizo em cidades do interior e no litoral. "A combinação de vento forte e chuva volumosa aumenta o risco de transtornos, como queda de árvores e danos à rede elétrica", informou a empresa de monitoramento climático.
Em Santa Catarina e no Paraná, os ventos devem variar entre 50 km/h e 80 km/h ao longo do dia. Já no Sudeste e Centro-Oeste, o impacto tende a ser mais moderado, com rajadas entre 40 km/h e 70 km/h.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo