O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve em Feira de Santana nesta segunda-feira (29) para a entrega de 65 novas viaturas às forças de segurança que atuam no município e em outras cidades da região. O investimento, que ultrapassa R$ 18 milhões, faz parte do plano de modernização da frota da Polícia Militar, Civil e Técnica em todo o estado. Ao todo, só neste ano de 2025, já foram entregues cerca de 700 veículos.
Durante o evento, que também contou com a presença do prefeito José Ronaldo, o governador destacou que o reforço na frota tem impactado diretamente na redução da violência, sobretudo em cidades estratégicas como Feira de Santana.
Foto: Carlos Valadares
“Hoje, com a entrega dessas 65 novas viaturas, não estamos apenas renovando nossa frota, mas ampliando. Elas atenderão cerca de 30 cidades do território, dentro do CPR Norte. Essa é a segunda entrega que fazemos em menos de dois meses. A Polícia Militar está cada vez mais fortalecida, com aumento da frota, do efetivo e de operações qualificadas”, disse Jerônimo.
O governador também revelou que, apenas no primeiro semestre deste ano, Feira de Santana registrou uma redução de quase 30% nas mortes violentas, em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo ele, esse resultado é fruto de um conjunto de ações que envolvem não apenas o reforço material e humano nas forças de segurança, mas também o uso de inteligência e integração com outras instituições, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
“Temos feito operações diárias, focadas principalmente no combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas e facções. Além disso, o programa Bahia Pela Paz já está em atuação aqui, com dois coletivos mobilizando a juventude e atuando na prevenção à violência. É um trabalho articulado, com apoio do município, voltado principalmente à juventude que muitas vezes é alvo das facções criminosas”, afirmou.
A segurança pública na Bahia também tem recebido atenção com a formação de novos agentes. De acordo com Jerônimo Rodrigues, 4 mil policiais militares tomaram posse nos últimos dois anos, e outros 2 mil estão previstos até o fim de 2025. Ainda esta semana, será iniciada a formação da terceira turma de novos PMs, com 1.800 policiais.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, também ressaltou a importância do reforço na segurança para toda a região. “Sim, há um desejo muito grande de segurança pública, não só em Feira, como em toda a região. Essas viaturas não são apenas para Feira, isso é para a região, chamada CPR Norte. Elas serão distribuídas em vários municípios, e todos nós, é claro, desejamos e acompanhamos todo esse processo da área de segurança pública. São bem-vindas para poder servir ao povo”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, reforçou que as novas viaturas serão distribuídas em diversos municípios do CPR Norte. “Há um desejo muito grande por mais segurança pública, não só em Feira, mas em toda a região. Essas viaturas chegam para fortalecer esse trabalho e servir melhor à população”, declarou.
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas