Como parte da campanha Julho Verde, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta terça-feira (29), uma ação de triagem voltada à prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O evento aconteceu no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana e contou com a participação de profissionais especializados, como cirurgiões, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.
Foto: Carlos Valadares
Durante a mobilização, pacientes com suspeitas de lesões foram atendidos no local e encaminhados para continuidade do atendimento na Santa Casa de Misericórdia. A ação teve como objetivo identificar precocemente possíveis sinais da doença, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pode registrar cerca de 3 mil novos casos apenas na Bahia.
"A gente sempre reforça que a melhor forma de prevenção é evitar o tabagismo, manter bons hábitos de saúde e buscar atendimento médico ao notar qualquer alteração, como feridas na boca ou garganta que não cicatrizam, ou caroços persistentes no pescoço", explicou Josse Lima, coordenadora de Educação e Eventos da Secretaria de Saúde.
Foto: Carlos Valadares
A coordenadora destacou ainda que houve uma boa adesão da população. “Ficamos felizes com o movimento. Foram vários encaminhamentos realizados, e os profissionais saíram animados com o resultado. Pessoas que talvez não buscassem o serviço espontaneamente foram atendidas e agora seguirão para os cuidados necessários na Casa de Misericórdia”, relatou.
Mesmo com os avanços nas campanhas de conscientização, Josse alertou para a resistência de parte da população, especialmente os homens, em procurar atendimento médico preventivo. “Infelizmente, muitos ainda deixam para procurar ajuda apenas quando os sintomas já estão avançados. O câncer mata, mas se descoberto precocemente, tem grandes chances de cura. Por isso, ações como essa são fundamentais”, completou.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas