Um espaço exclusivo, acolhedor e voltado integralmente ao cuidado com a saúde feminina. Assim é o Ambulatório da Saúde da Mulher, equipamento da rede municipal mantido pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana. Localizado no bairro Jardim Cruzeiro, o ambulatório oferece diversos serviços gratuitos de promoção à saúde da mulher, bem como de prevenção a doenças.
Com uma estrutura ampla e confortável, o espaço dispõe de dez consultórios totalmente equipados com cadeiras ginecológicas, colposcopia e aparelhos para pequenos procedimentos cirúrgicos obstétricos.
De acordo com Gilberte Lucas diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia que gere o centro especializado para as mulheres, a oferta de serviços vem sendo ampliado para garantir mais qualidade na assistência pública do município.
“Com certeza, estamos no caminho certo e fazendo o possível para ampliar cada vez mais os serviços para melhorara a qualidade da nossa assistência. Recentemente ampliamos a assistência de saúde mental com psicólogo, neuro e psiquiatra e já estamos realizando o exame eco fetal”, afirma Gilberte Lucas.
A coordenadora do ambulatório, Aline Bastos, destaca que um dos diferenciais da unidade é o atendimento ginecológico especializado para meninas e adolescentes, com faixa etária de 0 a 19 anos, promovendo o cuidado desde as fases iniciais da vida.
“Nenhuma mulher que chega aqui sai sem atendimento. Todas são bem acolhidas, bem atendidas e já saem com retorno agendado”, afirma a coordenadora ressaltando o compromisso com o acesso e a continuidade do cuidado.
SERVIÇOS
A unidade oferece atendimentos em diversas especialidades médicas, incluindo neurologia, psiquiatria, nutrição, cirurgia ginecológica, endocrinologia e consultas para pré-natal de alto risco, além da realização do exame preventivo.
A coordenadora aponta que a unidade também oferta o tratamento da endometriose — condição que afeta muitas mulheres e que pode ser tratada integralmente na unidade, com acompanhamento multiprofissional.
“Ainda ofertamos os métodos contraceptivos de longa duração, como o Implanon e o DIU de Mirena, conforme orientação e recomendação do profissional”, acrescenta Aline Bastos.
A marcação das consultas é realizada através das unidades da rede municipal de Saúde e também acolhe aquelas pacientes que chegam por demanda espontânea.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva