A Bahia é o estado mais violento do Brasil em números absolutos, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. Quando considerada a proporção por 100 mil habitantes, fica em segundo lugar, atrás apenas do Amapá.
Cinco cidades baianas estão entre as 10 mais violentas do país: Jequié (2ª), Juazeiro (3ª), Camaçari (4ª), Simões Filho (7ª) e Feira de Santana (10ª). Jequié foi alvo de atuação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), o que, segundo a SSP-BA, contribuiu para a redução das mortes violentas.
Apesar dos números preocupantes, o estado registrou queda de 8,2% nas mortes violentas em 2024. No ano anterior, seis cidades baianas integravam o mesmo ranking.
A Bahia também concentra seis das 10 cidades brasileiras com mais mortes por intervenção policial. Santo Antônio de Jesus lidera com taxa de 30,2%, superando a média nacional de 22%. A SSP afirma que investigações são conduzidas e que há acompanhamento psicológico e jurídico para os policiais envolvidos.
Outro dado que chama atenção é o aumento de estelionatos: foram 116.767 casos em 2024, crescimento de 13,4% em relação ao ano anterior. Estelionatos eletrônicos também subiram 30% no mesmo período.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas