Sábado, 12 de Julho de 2025 09:43
75 98251-4963
Geral Robotica

Bahia recebe maior competição de robótica do mundo em julho

Evento deve reunir mais de 3 mil competidores de 42 países, além de atrair cerca de 150 mil visitantes à capital baiana

08/07/2025 06h04
Por: Carlos Valadares
Divulgação
Divulgação

Salvador vai sediar, entre os dias 15 e 21 de julho, a RoboCup 2025, considerada a maior competição internacional de robótica e inteligência artificial do mundo. O evento será realizado no Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio, e deve reunir mais de 3 mil competidores de 42 países, além de atrair cerca de 150 mil visitantes à capital baiana.

Com entrada gratuita para o público entre os dias 17 e 20, a RoboCup não se limita às disputas entre robôs. A programação inclui simpósios, workshops, oficinas e capacitações para professores da rede pública, promovendo a troca de conhecimento e o estímulo à educação científica. As competições estão divididas em diversas categorias, como Soccer, Rescue, @Home, Industrial, Junior e a inédita Flying Robots, voltada para desafios com drones autônomos. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla.

A escolha de Salvador como sede do evento foi viabilizada pela articulação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), em parceria com a RoboCup Brasil. Em 2023, a capital baiana já havia sediado a etapa nacional da competição, com sucesso reconhecido pela organização internacional.

Para o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga, a RoboCup é uma oportunidade de colocar Salvador no mapa global da ciência e da inovação. “É um evento que vai muito além da tecnologia. Ele posiciona Salvador como referência no setor e ajuda a despertar vocações entre os jovens, além de impulsionar a economia local e o turismo de negócios”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.