Pode parecer inofensivo, mas o comum hábito de ficar muitos minutos no vaso sanitário pode esconder riscos. Assistir uma série, rodas nas redes sociais ou acompanhar as notícias direto do banheiro deve ser cortado da sua rotina, quem fez o alerta foi a médica coloproctologista Glícia Abreu.
De acordo com a médica, o máximo que se deve permanecer sentado no vaso sanitário é cinco minutos. Ultrapassar isso com frequência pode contribuir para a ocorrência de uma doença que é muito frequente: a hemorroida.
“Nós temos dentro do ânus um coxim que nós chamamos de coxim hemorroidário, que são as hemorroidas, todo mundo tem. Não é uma doença. É uma almofada que tem ali e que age como se fosse um mecanismo da continência, para vedar o ânus. Então, se você fica muito tempo sentado no vaso sanitário, você pode favorecer que essas almofadas cedam e comecem a dar sintomas, que aí nós chamamos de doença hemorroidária, no popular hemorroidas mesmo”, esclareceu.
A proctologista, no entanto, reconhece que, muitas vezes, em uma rotina corrida e atarefada, o banheiro acaba sendo visto como um “um lugar tranquilo”, por isso, ficar sentado ali se torna um hábito. “Mas, apesar de parecer um lugar de paz, ficar sentado realmente, no celular, pode ser um fator de risco para o desenvolvimento dessa doença ou então, para quem já tem, pode começar a surgir o sintoma”, alerta.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva