O Ministério Público Federal (MPF) no Acre entrou com uma ação na Justiça Federal para suspender a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que restringe tratamentos para crianças e adolescentes trans. A resolução, publicada em abril deste ano, proíbe o bloqueio hormonal para menores de 18 anos e limita a terapia hormonal cruzada e cirurgias de redesignação de gênero a maiores de 18 anos. Além disso, a norma estabelece que cirurgias com efeito esterilizador só possam ser realizadas a partir dos 21 anos.
O MPF argumenta que a resolução vai contra diversas recomendações internacionais de órgãos de direitos humanos, como a ONU, e o princípio da competência de Gillick, utilizado em países como Austrália e Inglaterra para decisões sobre saúde de adolescentes. O procurador responsável pela ação, Lucas Costa Almeida Dias, aponta que as restrições prejudicam gravemente a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes trans, que têm o direito de acessar tratamentos em uma fase crucial do desenvolvimento.
A ação também cita o impacto negativo da resolução na vida de pessoas que já estavam em tratamentos médicos de transição de gênero, gerando pânico nas famílias de crianças e adolescentes trans. A Associação de Mães pela Liberdade de MG e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais denunciam os prejuízos causados pela norma e alertam que a não suspensão da resolução pode resultar em danos graves e irreparáveis à saúde dessa população. O MPF também pede a aplicação de uma multa de R\$ 3 milhões ao CFM por danos morais.
Concurso Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
Natal Encantado Prefeitura utiliza saldo de recursos estaduais para custear atrações do Natal Encantado
Orquestra Regente Gustavo Laporte destaca evolução da Orquestra Neojiba em Feira de Santana e anuncia novas vagas para 2026
Turismo na Bahia Bahia cresce mais de 50% na chegada de turistas internacionais em 2025
Natal Encantado Natal Encantado retorna após seis anos e lota Praça Padre Ovídio na abertura
Inauguração Feira de Santana inaugura o maior teatro do interior da Bahia Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas