O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, levará ao ministro dos Transportes, Renan Filho, duas pautas prioritárias em reunião marcada para esta quinta-feira (5): a situação da BR-324, especialmente com a proximidade dos festejos juninos, e o andamento da reforma da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no sul do estado.
A BR-324, que liga Salvador a Feira de Santana, passou por mudanças recentes após o fim da concessão da ViaBahia. Com a suspensão do pedágio e o aumento do tráfego, a preocupação do governo é com possíveis congestionamentos no período de São João, entre os dias 20 e 25 de junho. Segundo Jerônimo, a requalificação da rodovia é urgente, sobretudo diante das chuvas que continuam atingindo a região de Itapebi.
"A gente ainda tem a cultura de que ali está fechado, então reduz a velocidade, e só aquelas duas pistas atrás não vai dar", alertou o governador sobre o fluxo de veículos na BR-324.
Ponte Jequitinhonha
A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101, também será discutida. Desde janeiro, o DNIT interditou o tráfego de veículos pesados na estrutura por conta de danos estruturais. As obras de reabilitação começaram em março e devem ser concluídas até dezembro, com orçamento de R$ 44 milhões. O projeto prevê alargamento da pista de 8 para 12 metros.
Segundo Jerônimo, o governo federal ficou de apresentar um projeto com previsão de licitação e prazo de entrega da nova ponte. Ele afirmou que está sendo avaliada a possibilidade de liberar o tráfego de veículos leves, ambulâncias e viaturas, mesmo com as chuvas na região.
O governo baiano espera que, com a gestão assumida pelo DNIT, a BR-324 receba investimentos urgentes em infraestrutura e segurança, incluindo recuperação do asfalto, iluminação e sinalização.
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo