Na manhã desta terça-feira (13), o secretário de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, recebeu gestores do projeto Caminhos da Pré-Escola, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da educação infantil desenvolvida pela Fundação Bracell em parceria com o Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL) e o Itaú Social.
O encontro marca o início das ações do projeto no município, que parte da premissa de que uma pré-escola de qualidade é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças de 4 a 5 anos, promovendo avanços sociais, emocionais, motores, cognitivos e linguísticos nessa etapa decisiva da infância.
"Estamos muito entusiasmados com a chegada do Caminhos da Pré-Escola. Sabemos que garantir qualidade no ensino infantil é o primeiro passo para transformar o futuro da nossa cidade", afirmou Pablo Roberto. "Essa parceria traz não só recursos, mas também conhecimento técnico valioso".
A diretora de projetos da Fundação Bracell, Filomena Siqueira, explica que a escolha de Feira de Santana se deu por dois fatores principais: “Feira de Santana tem uma rede com um número significativo de unidades de pré-escola, o que é essencial para a implementação e acompanhamento do projeto, inclusive na parte de avaliação. Além disso, a receptividade da rede foi um diferencial. Quando entramos em contato com o secretário Pablo, percebemos o interesse genuíno e o compromisso com a educação infantil, o que nos mostrou que o município estava aberto e valorizando essa etapa da educação”.
Filomena acrescenta ainda que este ano será dedicado ao planejamento e à mobilização. “Vamos organizar o calendário para as formações que ocorrerão ao longo de 2026, envolvendo professores e coordenadores pedagógicos. Também teremos um seminário em agosto, voltado à educação infantil, com o objetivo de dar visibilidade à importância dessa etapa e mobilizar toda a rede para essa transformação. Sabemos que as bases do desenvolvimento se formam na primeira infância, e esse trabalho tem impacto que perdura por toda a vida”, completou.
“O projeto é de médio a longo prazo, mas seus efeitos serão duradouros. Vai fazer diferença real tanto para as crianças quanto para os professores que estão na linha de frente da educação básica”, acrescentou o presidente da Fundação Bracell, Eduardo de Campos Queiroz.
Transformação na prática
A professora Adriana Bulos, responsável pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, também participou do encontro e celebrou a adesão do município ao projeto.
“Estamos muito felizes pela escolha do grupo 4 e 5 para integrar essa iniciativa. Acreditamos que o projeto oferecerá um importante subsídio para uma infância com suporte mais estruturado e diferenciado”, afirmou Adriana.
Nos próximos meses, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com os parceiros do projeto, deverá iniciar a fase de diagnóstico e capacitação de profissionais, além de acompanhar indicadores para mensurar os impactos da iniciativa nas escolas participantes.
Com essa adesão, Feira de Santana se une a outros municípios brasileiros que apostam em soluções baseadas em evidências como caminho para garantir uma educação pública mais justa, eficiente e transformadora.
Qualidade além do acesso
Embora o Brasil já registre uma taxa elevada de matrícula na pré-escola — 91,5% das crianças de 4 a 5 anos estavam matriculadas em 2022, segundo dados oficiais —, os desafios persistem no que diz respeito à qualidade do ensino oferecido.
Para enfrentar essa realidade, o J-PAL América Latina e Caribe (LAC) e a Fundação Bracell têm articulado ações em diferentes estados e municípios, com foco em políticas públicas baseadas em evidências científicas. A estratégia reúne pesquisadores, governos e organizações do terceiro setor para promover soluções eficazes no campo da educação.
O J-PAL, fundado pelos economistas Abhijit Banerjee e Esther Duflo — vencedores do Prêmio Nobel de Economia em 2019 —, é reconhecido globalmente pela produção de estudos rigorosos voltados à redução da pobreza. Já a Fundação Bracell tem como foco central a transformação social por meio da educação e do desenvolvimento infantil.
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