O Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência nesta segunda-feira (28), após um grande apagão de energia atingir o país e a maior parte da Península Ibérica. A informação foi confirmada pelo governo espanhol, que afirmou que o estado de emergência será aplicado "nas regiões que o solicitarem".
Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura pediram que o governo central assumisse o controle da ordem pública e de outras funções essenciais. A eletricidade começou a ser restabelecida de forma gradual, mas, por volta das 20h locais (15h de Brasília), apenas cerca de 20% do fornecimento de energia havia sido normalizado.
O blecaute causou cenas de pânico em várias cidades, com clientes correndo para caixas eletrônicos e ruas lotadas de pessoas tentando encontrar sinal de telefone para se comunicar. Diante da crise, o primeiro-ministro Pedro Sánchez convocou uma "reunião extraordinária do Conselho de Segurança Nacional" na tarde desta segunda-feira, conforme informou o seu gabinete.
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado
Prevenção às ISTs UPA Estadual de Feira de Santana promove ação educativa sobre prevenção às ISTs durante o Carnaval
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas