O Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência nesta segunda-feira (28), após um grande apagão de energia atingir o país e a maior parte da Península Ibérica. A informação foi confirmada pelo governo espanhol, que afirmou que o estado de emergência será aplicado "nas regiões que o solicitarem".
Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura pediram que o governo central assumisse o controle da ordem pública e de outras funções essenciais. A eletricidade começou a ser restabelecida de forma gradual, mas, por volta das 20h locais (15h de Brasília), apenas cerca de 20% do fornecimento de energia havia sido normalizado.
O blecaute causou cenas de pânico em várias cidades, com clientes correndo para caixas eletrônicos e ruas lotadas de pessoas tentando encontrar sinal de telefone para se comunicar. Diante da crise, o primeiro-ministro Pedro Sánchez convocou uma "reunião extraordinária do Conselho de Segurança Nacional" na tarde desta segunda-feira, conforme informou o seu gabinete.
Samba e São João Samba e São João se encontram na roda do Unidos pelo Samba em junho
Mostra junina Mostra junina no Casarão Olhos D`Água aproxima estudantes da história e da cultura feirense
Falta de luz Falha no sistema de transmissão afeta fornecimento de energia em Feira de Santana e região
Enem 2026 Inep abre inscrições para certificadores do Enem 2026
Hospital Municipal Análise de segundo consórcio para construção do Hospital Municipal começa na próxima semana
Mega-Sena Três apostas da Bahia acertam quina da Mega-Sena e faturam mais de R$ 100 mil Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nublado