O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão, na capela da residência de Santa Marta escoltado por guardas suíços. O pontífice morreu aos 88 anos, de AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca, segundo boletim médico divulgado na tarde de segunda-feira (21).
Registradas na segunda-feira (21), as imagens mostram o primeiro pontífice latino-americano vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário entre as mãos.
O funeral do papa será realizado no sábado (26), às 10h (no horário de Roma; 5h em Brasília) na Basílica de São Pedro, informou o Vaticano em um comunicado.
De acordo com o atestado de óbito assinado pelo médico do Vaticano Andrea Arcangeli, o papa entrou em coma e teve um colapso cardiorrespiratório irreversível às 7h35 de segunda, no horário local (2h35 do horário de Brasília).
Francisco tinha histórico de insuficiência respiratória aguda, causada por pneumonia bilateral, múltiplas bronquiectasias (dilatação dos brônquios), hipertensão e diabetes tipo 2.
Os presidentes Lula, do Brasil, Donald Trump, dos Estados Unidos, Javier Milei, da Argentina, e Emmanuel Macron, da França, já confirmaram suas presenças no funeral do papa.
Cerca de 200 chefes de Estado e governo são aguardados para a cerimônia. A confirmação da data depende dos cardeais, que começam a se reunir nesta terça (22) para a despedida.
Carnaval 20226 Bahia deve receber 3,7 milhões de visitantes durante Carnaval
Redes sociais Portugal aprova regras para limitar acesso de crianças às redes sociais
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado
Prevenção às ISTs UPA Estadual de Feira de Santana promove ação educativa sobre prevenção às ISTs durante o Carnaval
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas