O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão, na capela da residência de Santa Marta escoltado por guardas suíços. O pontífice morreu aos 88 anos, de AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca, segundo boletim médico divulgado na tarde de segunda-feira (21).
Registradas na segunda-feira (21), as imagens mostram o primeiro pontífice latino-americano vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário entre as mãos.
O funeral do papa será realizado no sábado (26), às 10h (no horário de Roma; 5h em Brasília) na Basílica de São Pedro, informou o Vaticano em um comunicado.
De acordo com o atestado de óbito assinado pelo médico do Vaticano Andrea Arcangeli, o papa entrou em coma e teve um colapso cardiorrespiratório irreversível às 7h35 de segunda, no horário local (2h35 do horário de Brasília).
Francisco tinha histórico de insuficiência respiratória aguda, causada por pneumonia bilateral, múltiplas bronquiectasias (dilatação dos brônquios), hipertensão e diabetes tipo 2.
Os presidentes Lula, do Brasil, Donald Trump, dos Estados Unidos, Javier Milei, da Argentina, e Emmanuel Macron, da França, já confirmaram suas presenças no funeral do papa.
Cerca de 200 chefes de Estado e governo são aguardados para a cerimônia. A confirmação da data depende dos cardeais, que começam a se reunir nesta terça (22) para a despedida.
Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 22° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado