A Polícia Federal recebe cerca de 1.500 denúncias por dia sobre conteúdos abusivos ou perigosos contra crianças e adolescentes, segundo Lilian Cintra de Melo, secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça. As informações são repassadas pelo Necmec, centro americano que atua no combate à exploração infantil.
A pauta voltou ao debate após a morte de Sarah Raíssa Pereira de Castro de 8 anos, no Distrito Federal, após participar do chamado “desafio do desodorante”, viral nas redes sociais.
No Brasil, as denúncias do Necmec chegam à PF por meio da Interpol. “A Polícia Federal utiliza as informações recebidas dos Estados Unidos, através do Necmec, para criar inteligência e para conduzir investigações em casos de crimes contra crianças e adolescentes”, afirmou Lilian. Ela destacou que há grupos online com lideranças e monetização de conteúdos criminosos.
Além da PF, o Ministério da Justiça atua por meio do Ciberlab, que monitora redes sociais e grupos abertos para identificar e analisar tendências. “Em determinados momentos, há uma maior disseminação de conteúdos extremistas que incitam a violência nas ruas; em outros, o foco pode estar no incentivo à automutilação”, disse.
Entre as iniciativas do governo está a criação de um canal unificado para denúncias de violência online, previsto para até o fim de 2025. “Essa dispersão de plataformas dificulta que o público saiba onde reportar conteúdos criminosos encontrados na internet”, disse.
Também está em desenvolvimento uma ferramenta de verificação etária com uso de token anônimo vinculado a dados oficiais do cidadão, sem violar a privacidade. Modelos semelhantes existem na Austrália, Reino Unido e Índia.
O governo ainda prepara um projeto de lei para responsabilizar provedores de internet na prevenção de riscos digitais, com obrigações como a remoção de conteúdos ilícitos e sanções por descumprimento. O texto está em análise na Casa Civil.
Homicídio Ex-presidiário é morto com tiro de 12 na cabeça em Feira de Santana
Apreensão 67ª CIPM apreende três armas de fogo em Jaíba
Fraudes bancárias PF afasta funcionários da Caixa Econômica suspeitos de envolvimento em fraude
Criança baleada Criança de 11 anos é baleada acidentalmente pelo pai no interior da Bahia
Homicídio Técnico em manutenção é morto a tiros no bairro Mangabeira no interior da Bahia
Lavagem Duas mulheres são presas por lavagem de dinheiro em Feira de Santana Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado