O Projeto de Lei 2338/23, que visa regulamentar o uso da inteligência artificial (IA) no Brasil, entrou em discussão na Câmara dos Deputados após ser aprovado no Senado em dezembro de 2024. A proposta, que estabelece diretrizes e normas para o desenvolvimento e a utilização de tecnologias de IA no país, agora passa por uma análise crítica dos parlamentares antes de sua possível aprovação final.
O projeto visa regulamentar as diversas aplicações de sistemas de inteligência artificial, com foco na segurança e na ética. Ele classifica os sistemas de IA por risco e divide as aplicações em duas categorias: IA e IA generativa. As IA generativas e de propósito geral, que apresentam maior complexidade e impacto, terão avaliação preliminar obrigatória. Já as outras aplicações poderão ser avaliadas de forma facultativa, dependendo do risco envolvido.
O texto também estabelece restrições rigorosas para alguns tipos de sistemas, como armas autônomas e ferramentas que possam promover abusos, como o abuso sexual infantil. A proposta proíbe o uso de sistemas com riscos excessivos e impõe limitações ao uso de câmeras públicas, autorizando sua implementação apenas em casos específicos e justificados.
Em relação aos direitos autorais, o projeto permite o uso de conteúdos protegidos por instituições sem fins comerciais, desde que não haja exploração econômica. Para casos comerciais, o projeto exige que os titulares dos direitos autorais sejam devidamente remunerados pelo uso de suas obras, uma medida que busca equilibrar os interesses de criadores e empresas que utilizam IA.
Benefícios do INSS Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos nos benefícios do INSS
Cadastro de foragido Senado vai avaliar criação de cadastro de foragidos do sistema prisional
Traumatismo Bolsonaro sofre traumatismo cranioencefálico após queda na cela da PF
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Tribunal da Bahia STF decide que ALBA não poderá julgar contas de tribunal da Bahia
FIscalização Ônibus escolar é usado para turismo em cidade baiana e pode gerar punições Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas