A ansiedade levou ao afastamento de 4.517 trabalhadores na Bahia em 2024, enquanto a depressão resultou em 3.313 licenças concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O estado registrou o maior número de afastamentos do Nordeste e ocupa a oitava posição no ranking nacional.
Os dados são do Ministério da Previdência Social, que contabilizou 472.328 licenças médicas no Brasil por transtornos mentais, o maior índice desde 2014 e um aumento de 68%.
Na Bahia, além da ansiedade e da depressão, os principais motivos de afastamento foram transtorno bipolar (1.494), esquizofrenia (998) e transtornos relacionados ao estresse (575).
A psicóloga Daiane Bispo destaca que sobrecarga emocional, precarização do trabalho e dificuldades na conciliação da vida pessoal e profissional contribuem para esse cenário. Ela ressalta que as mulheres são as mais afetadas, devido à jornada dupla e à desigualdade salarial.
Por outro lado, o aumento das licenças também reflete uma maior busca por ajuda e tratamento, indicando avanços na percepção da saúde mental.
Natal Encantado Prefeitura utiliza saldo de recursos estaduais para custear atrações do Natal Encantado
Orquestra Regente Gustavo Laporte destaca evolução da Orquestra Neojiba em Feira de Santana e anuncia novas vagas para 2026
Turismo na Bahia Bahia cresce mais de 50% na chegada de turistas internacionais em 2025
Natal Encantado Natal Encantado retorna após seis anos e lota Praça Padre Ovídio na abertura
Inauguração Feira de Santana inaugura o maior teatro do interior da Bahia
Sinfonia Estelar Parque do Saber celebra 17 anos com espetáculo inédito Sinfonia Estelar Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado