Feira de Santana será o centro do esporte e da cultura na Bahia, ao receber a próxima edição dos Jogos Integradores do IFBA (JIFBA) no segundo semestre de 2025. Cerca de 3 mil pessoas, incluindo estudantes, professores e técnicos-administrativos, vindos de 24 campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA), estarão reunidos para participar de competições e atividades culturais em equipamentos esportivos da cidade.
A decisão foi firmada na última terça-feira (18) após uma reunião com o Colégio de Dirigentes (CODIR), que reúne os diretores gerais do Instituto Federal de várias partes da Bahia. A diretora-geral do IFBA em Feira, Erika Lima, foi a responsável por defender a realização dos jogos na Princesa do Sertão. Entre os 24 votos possíveis, Feira conquistou 18 apoios.
“Nessa reunião, tiveram as apresentações dos campos que estavam dispostos a sediar os Jogos Integradores do Instituto Federal da Bahia de Camaçari, Paulo Afonso e Jequié, juntamente com Feira de Santana, que foi escolhida como a sede dos Jogos de 2025, onde nós estaremos sediando, recebendo cerca de quase 1600 atletas e mais todas as suas delegações e comissão técnica. Isso é extremamente importante para Feira de Santana, é a primeira vez que a cidade recebe um evento de grande porte da rede federal, estaremos durante uma semana sendo sede dos jogos integradores. Foi uma disputa acirrada, todos os campos envolvidos queriam e nós apresentamos a nossa proposta, as parcerias e recebemos 18 de 24 votos. Há uma credibilidade no potencial de Feira de Santana estar participando ativamente dos jogos e fazendo história”, explica Erika.
A competição inclui 13 modalidades esportivas: atletismo, com corrida, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei de praia e voleibol. Além de fortalecer o potencial esportivo da cidade, os Jogos movimentam setores como comércio, turismo e serviços, reforçando a identidade comercial do município. A expectativa é que R$ 5 mi sejam injetados na economia local durante os dias de evento.
“Os jogos estudantis promovem a integração social e cultural. Isso pode ajudar a criar laços entre os jovens e fortalecer a identidade local. Além disso, colocam a cidade em evidência, promovendo-a como um destino para futuros eventos esportivos e culturais. Temos benefícios para os estudantes, mas também um impacto positivo nas comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico”, comemora o secretário Cristiano Lôbo.
Ministério Pastoral Magno Felzemburgh será consagrado ao Ministério Pastoral neste domingo (9)
Copa EDU Copa EDU começa hoje e promete movimentar as escolas municipais de Feira de Santana
Comic Summit 2025: Comic Summit 2025: evento retorna a Feira de Santana com projeção internacional
Fluminense de Feira Fluminense de Feira anuncia Rodrigo Fonseca como técnico para comandar equipe na busca pelo acesso em 2026
ano letivo Feira de Santana abre cadastro de novos alunos online para o ano letivo de 2026
Absorventes gratuito Lei garante absorventes gratuitos; veja como obter a autorização na unidade de saúde Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo