O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (7) que o governo federal vai acelerar o processo de licitação para a nova concessão das rodovias BR-324 BR-116, BA-526 e BA-528, com a saída da Via Bahia, prevista para março. O objetivo, segundo informou o titular da pasta é que a nova empresa seja contratada ainda em 2025.
"Já conversei com o ministro Renan Filho e com o Tribunal de Contas para garantir celeridade na aprovação do novo modelo de licitação. Enquanto isso, o Dnit vai atuar para melhorar as condições da estrada e reduzir os riscos de acidentes", afirmou.
A nova concessão incluirá a duplicação da BR-116, além da priorização de obras em trechos críticos, como a serra entre Jaguaquara e Jequié, onde há acidentes frequentes, e a passagem urbana de Vitória da Conquista, que sofre com o tráfego intenso de caminhões do polo industrial.
A saída da ViaBahia foi confirmada após o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovar em sessão plenária a homologação do acordo que estabelece a cláusula de término do contrato. O período de trânsito, entre ViaBahia e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) acontece até 31 de março.
Durante o período, a concessionária permanecerá responsável pela operação, manutenção e conservação das rodovias, além da administração das praças de pedágio.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado