O surgimento de manchas brancas, marrons ou vermelhas na pele é um sinal de alerta para a hanseníase. Por atingir os nervos, a doença infecciosa traz limitações físicas, a exemplo de dificuldades para fazer tarefas do dia a dia como abrir uma torneira.
Em Feira de Santana, 63 casos de hanseníase foram registrados em 2023, enquanto em 2024 o número subiu para 84, representando um aumento de 33%, conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os sintomas da doença estão: formigamento nas mãos e pés; perda de sensibilidade e da força muscular no rosto, mãos e pés; regiões do corpo com diminuição do pelo ou de suor; caroços no corpo.
Além disso, as manchas podem apresentar alterações na sensibilidade ao frio ou calor, aumentando o risco de acidentes, como queimaduras, já que a pessoa infectada pode não perceber a lesão devido à perda de sensibilidade.
A Secretaria de Saúde orienta que, ao perceber esses sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde ou buscar, de forma direta, o auxílio no Ambulatório de Hanseníase, dentro do Centro de Saúde Especializada (CSE), no Ambulatório de Hanseníase, local onde é feito o tratamento.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado