O Ministério da Educação (MEC) anunciou a oferta de 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025. Desse total, 50% serão destinadas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
A modalidade Fies Social, lançada em 2024, permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais e reserva cotas para grupos prioritários, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Segundo dados do MEC, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do modelo tradicional do Fies para o Fies Social.
Sobre o programa
Criado pela Lei n.º 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo oferecer financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que participam do programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Desde 2018, o programa oferece juros zero e uma escala de financiamento ajustada de acordo com a renda familiar do candidato, ampliando o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
Brasil Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas