Foto: Carlos Valadares
Nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), detentos de Feira de Santana participam do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). O certame, que ocorre em todo o Brasil, oferece a oportunidade de avaliação educacional e acesso ao ensino superior para apenados.
Lealdérico Rodrigues, coordenador pedagógico da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), destacou a importância da iniciativa. "O Enem PPL é uma chance de transformação. Aqui em Feira de Santana, já tivemos casos de detentos que alcançaram a nota de corte, foram aprovados e, após conquistarem a liberdade, ingressaram na faculdade. É uma oportunidade real para aqueles que buscam uma mudança de vida", afirmou.
Foto: Carlos Valadares
No primeiro dia, os participantes realizam as provas de Ciências Humanas e Redação. Na quarta-feira, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. A preparação para o exame conta com o apoio do Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo VI, que organiza atividades pedagógicas voltadas para os detentos.
A logística é coordenada em parceria com a equipe de segurança do presídio, que garante a organização e a participação dos 212 inscritos, tanto do regime semiaberto quanto do fechado. "Mesmo privados de liberdade, eles têm a chance de continuar aprendendo e se preparando para um futuro melhor", destacou Rodrigues.
A realização do Enem PPL reforça o papel da educação como instrumento de ressocialização. "O conhecimento é algo que ninguém pode tirar deles, e essas iniciativas mostram que é possível transformar vidas mesmo em condições adversas", concluiu o coordenador.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Brasil Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas