A Operação Feira Quer Silêncio, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana em conjunto com a Polícia Militar, realizou mais uma ação para combater a poluição sonora no município. A intervenção ocorreu neste domingo (1º), nos bairros Chácara São Cosme, Rua Nova e nas comunidades do Horto e do Arroz, resultando na apreensão de diversos equipamentos de som e na advertência de um estabelecimento comercial.
Entre os materiais recolhidos estavam três cornetas sem identificação, duas bocas da marca Pioneer, uma caixa Mundial Bob, duas bocas sem identificação e dois tuiters também sem identificação. Os equipamentos foram encaminhados ao depósito da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), responsável por garantir o cumprimento da legislação ambiental local.
A operação contou com o apoio de duas viaturas da Polícia Militar, duas da Guarda Municipal e duas da Prefeitura. O secretário municipal de Prevenção a Violência, Saulo Figueiredo, ressalta a importância do esforço conjunto das forças de segurança e fiscalização para reduzir os índices de perturbação sonora na cidade. " "O objetivo principal dessas ações é conscientizar e combater o abuso que prejudica a qualidade de vida dos moradores", destacou.
A poluição sonora é considerada crime ambiental e de perturbação da ordem pública, conforme estipulado na Lei Complementar nº 041/09. De acordo com a legislação, o limite de volume permitido é de 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis no período noturno. Os infratores podem ser enquadrados também no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Complementar 120/2018), além de outras normas estaduais e federais.
Brasil Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas