
Após meses de afastamento, os guardas municipais de São Gonçalo dos Campos, envolvidos em ocorrências durante os festejos juninos e de 2 de julho, poderão retomar suas funções. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (27), após o juiz responsável pelo caso acatar o pedido de revogação das medidas cautelares impostas anteriormente. Os problemas envolvendo a Guarda Municipal ocorreram em julho, resultando na prisão preventiva de dois agentes e na aplicação de medidas cautelares, como o afastamento da função pública, para outros seis.

Segundo o advogado de defesa, Hércules Oliveira, desde então, o inquérito policial não apresentou avanços significativos. "Ingressamos com um novo pedido de revogação das medidas cautelares devido à ausência de conclusão do inquérito, e o Ministério Público se manifestou favoravelmente", explicou.
A decisão judicial determina que os guardas retornem às suas atividades nas próximas 48 horas. No entanto, o processo segue em tramitação, e o advogado admite a possibilidade de novas acusações caso o inquérito traga evidências concretas. "Na visão da defesa, este inquérito nasceu morto. Não há provas que sustentem as acusações, mas continuaremos acompanhando o caso", pontuou Hércules.
Sobre a possibilidade de indenização pelo período em que os agentes estiveram afastados, o advogado descartou a iniciativa, já que os vencimentos foram mantidos. "Eles estavam afastados apenas da função pública, sem prejuízo financeiro. Porém, defendemos que não havia justificativa para prolongar as medidas, o que gerava um ônus ao município ao pagar servidores que não estavam em atividade", ressaltou.
A decisão judicial marca um novo capítulo no caso, mas a defesa mantém o posicionamento de que os guardas não devem ser responsabilizados. "Eles possuem todos os requisitos para exercerem o direito de locomoção e exercerem suas funções, e esperamos que o caso seja encerrado em breve", concluiu o advogado.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Homicídio Homem é assassinado no largo da feirinha da Cidade Nova
Homicídio Ex-presidiário é morto com tiro de 12 na cabeça em Feira de Santana
Apreensão 67ª CIPM apreende três armas de fogo em Jaíba
Fraudes bancárias PF afasta funcionários da Caixa Econômica suspeitos de envolvimento em fraude
Criança baleada Criança de 11 anos é baleada acidentalmente pelo pai no interior da Bahia
Homicídio Técnico em manutenção é morto a tiros no bairro Mangabeira no interior da Bahia Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 34°
Tempo nublado